quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Psicomotricidade na educação infantil

E. M. Tiradentes

"Segundo a LDB 9394/96, art. 29, "a Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade"".


"A partir de experiências de movimento, a criança vai então construir a sua motricidade, evoluindo dos exercícios mais simples aos mais complexos, dos mais suaves aos intensos, através de uma dinâmica equilibrada do desenvolvimento psicomotor."


"Assim, para que haja ação efetiva, os profissionais deverão reconhecer a importância da atividade nesta etapa para a formação global da criança."


"Incentivar uma relação saudável com o próprio corpo e o uso dela na aprendizagem é de fundamental importância nesta idade."


"O corpo é usado em brincadeiras, em atividades de arte, música, dramatização, etc. O professor oferece em suas aulas várias opções para a criança adquirir conhecimento de si e do mundo através do uso do movimento corporal."

Utilizando-se da Ginástica Historiada, uma técnica que consiste em relacionar história, brincadeira e movimento, o Professor Wladimir consegue motivar os grupos. As crianças aprendem brincando, movimentando-se conforme os personagens da história e trabalham também o equilíbrio, como no exercício de andar sobre a corda elástica. A alegria de participar da oficina é visível nos alunos.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...