quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Múltiplas linguagens da educação infantil

UMEI Elenir Ramos Meirelles


Assim como a UMEI Julieta Botelho, que fica no Fonseca (Pólo 2), a UMEI Elenir Ramos Meirelles, no Badu (Pólo 4), elaborou um projeto para a educação infantil focado nas múltiplas linguagens. É interessante notar essa afinidade de propostas entre unidades de educação localizadas em diferentes lugares da cidade.


"Esse projeto tenciona ampliar as possibilidades de expressão das crianças e construção de seus saberes, oferecendo aos alunos o tempo, o espaço e o olhar especializado, necessários para a aprendizagem através das múltiplas linguagens. As práticas escolares, de uma maneira geral, valorizam a linguagem verbal, ou ainda o desenho, mas sabe-se que a criança se expressa dentre muitas outras maneiras, através do movimento, da dramatização, das artes plásticas e da música. Apesar de existirem incontáveis linguagens, nesse projeto, selecionamos quatro eixos para comporem nosso trabalho curricular: a linguagem plástica, linguagem musical, linguagem corporal e linguagem midiática."


"Para compreendermos as crianças e favorecermos a aprendizagem, precisamos oportunizar que se expressem através de suas múltiplas linguagens. Para Bakhtin (1992), a linguagem é um elemento fundante da relação do homem consigo mesmo e com o mundo, permeando todas as relações humanas. A linguagem constitui a consciência do sujeito, liberando-o da sua condição de objeto.
Para além da linguagem oral, o homem criou ao longo da história outras formas de representar a realidade e se expressar, com desenho, pintura, escultura, dança e teatro. Oportunizar a criança esses momentos é oprtunizar a sua construção enquanto sujeito e sujeito de seu conhecimento."
 


.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog....está lindo....nós estamos iniciando esse trabalho agora...estamos esperançosos que renderá bons frutos...Profa.Roseli/UENP/Jacarezinho,PR

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...