segunda-feira, 26 de setembro de 2011

A educação infantil e suas múltiplas linguagens

UMEI Julieta Botelho


"O papel da escola de educação infantil é possibilitar a criança a exercer a infância como um sujeito de identidade e cultura próprias. O adulto desempenha um papel de mediador. Sabendo que as influências educativas não podem sobrecarregar as crianças e necessitam ser dosadas e variadas, a perspectiva desse projeto é contemplar as múltiplas linguagens: as interações sociais, as brincadeiras, as atividades lúdicas, artísticas, musicais, o jogo, o movimento e a leitura, considerando que tais meios são indicados por diferentes vertentes teóricas, como também pelo próprio Referencial Curricular da Rede Municipal de Educação de Niterói, como fundamental para o desenvolvimento da criança."


Formação continuada para docentes na UMEI Julieta Botelho. Tema: Discussão de estratégias para a prática do brincar com a criança na escola.
O objetivo central é ressignificar o espaço da escola denominado PALCO e organizá-lo como um novo espaço para as crianças e educadoras colocarem em prática seus projetos pedagógicos e comunicarem-se por diferentes linguagens.


"Adaptar as salas convencionais para espaços de múltiplas linguagens. Criar um espaço na escola visando aguçar os sentidos humanos a fim de explorar, sentir, experimentar, e que se aplique às necessidades de aprendizagem da criança de Educação Infantil, vivenciando de forma prazerosa as atividades lúdicas, garantindo o desenvolvimento das múltiplas linguagens e valorizando as culturas da infância. Valorizando as atividades lúdicas e criativas, proporcionaremos um espaço onde a criança possa brincar espontaneamente, resgatando a capacidade de concentrar a atenção; desenvolver a inteligência, a criatividade, a autonomia, a sociabilidade, assumindo e incorporando regras básicas."



Oficina com atividades sistematizadas sobre as múltiplas linguagens.
Os professores organizaram atividades sistematizadas que possibilitam o trabalho com as diversas linguagens e desenvolvem habilidades dos participantes quanto ao uso, organização e regras dos materiais. Como também a Professora de Educação Física, toda segunda-feira, realiza atividades em resgate às brincadeiras antigas.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...